Diferença entre Couro Ecológico e Couro Sintético


Para o consumidor é importante que fique clara a diferença entre o couro ecológico e o sintético. Sendo o segundo um produto que não contém pele animal em sua fórmula. A composição desse couro é de 70% de policloreto vinílico (PVC), 25% poliéster e 5% de poliuretano. É esse último material, o poliuretano que oferece melhor aparência nas texturas e uma temperatura mais agradável e adequada. Esse produto é feito a partir da utilização do petróleo, por isso é considerado poluente. Além disso, existe uma lei que proíbe o uso da palavra “couro” e suas derivadas para identificar as matérias-primas e artefatos não constituídos de pele animal.

O couro tem espaço na nossa história desde o Egito antigo, quando foram encontrados pedaços de couro curtido datados de cerca de três mil anos A. C., ou ainda na China onde a fabricação de produtos desse material já se tornava popular muito antes da Era Cristã.  A história registra a utilização de curtumes pelos babilônicos e hebreus e também pelos índios norte-americanos. No Brasil esse processo se intensificou com a colonização, onde os rebanhos se multiplicavam. O couro sempre foi conhecido como produto de alto padrão de qualidade, de uns tempos pra cá conquistou o lugar na moda e nas decorações, e foi daí que surgiu a preocupação de aliar a produção dos produtos desse material com a sustentabilidade, e assim criando o couro ecológico. Sua fabricação é resultado de uma preocupação com o meio ambiente, combinar moda com desenvolvimento sustentável é um desejo que há muito tempo habita o imaginário dos fabricantes e ecologistas.

O couro ecológico pode ser encontrado em diferentes formas, é possível compra-lo em metro, em lojas de decoração e tapeçaria. Ou ainda em produtos, como sofás, almofadas, calçados e bolsas em diversas lojas. Existem portais online que vendem o couro ecológico, como por exemplo o site “Couro Ecológico” que disponibiliza o material em várias formas.

Couro é um item que nunca sairá de moda. E se pudermos aliar moda com sustentabilidade tudo fica ainda mai interessante. A iniciativa de produzir couro ecológico mostra como a sociedade vem se preocupando com meio ambiente, aliando o conforto do consumidor com a questão de desenvolvimento sustentável.