Couro Ecológico

Produtos de couro dão um toque especial tanto no visual, quanto na decoração da casa. Esse material vem despontando já há algumas temporadas como um material de destaque na moda, sua utilização sempre foi considerada de bom gosto, por ser clássico e de ótima qualidade e durabilidade. Que o couro faz sucesso em vários ambientes, todo mundo já sabe, porém o que muitas pessoas não sabem é que existem diferenciações do produto, e uma delas é o chamado couro ecológico. Essa modalidade se difere do couro sintético e do couro natural, e vem ganhando espaço na produção de estofados, acessórios e outros produtos.

O couro ecológico é conhecido como “recuperado de couro”, sendo um produto composto por fibras de couro bovino e outros agentes, que são combinados por meio de uma formulação diferente da utilizada na fabricação do couro sintético e natural.

São considerados couros ecológicos, aqueles que, nos seus processos industriais, geram menor impacto que os tradicionais. Esse tipo de couro é menos poluente, nele são utilizadas substâncias naturais ou biodegradáveis em sua composição, e há uma economia de água na sua fabricação. Geralmente, é produzido a partir da pele de animais, especialmente bovinos, assim como os tradicionais, a diferença está no processo de curtimento: ao invés da utilização de metais pesados, como por exemplo o cromo, que é muito usado na produção do couro sintético, o couro ecológico usa substâncias alternativas, como os taninos vegetais, que agridem menos a natureza.

Para ser rotulado como um couro ecológico, os fabricantes devem se preocupar com a cadeia inteira. Por exemplo, na Europa, as fábricas só recebem o selo ecológico se provarem que existe um tratamento de efluentes bem feito, embalagens de papel reciclado e toda uma preocupação com o meio ambiente. Deste princípio parte a definição de couro ecológico. Acompanha mais novidades sobre o tema nas próximas postagens! Não perca!